Economizar dinheiro é sempre importante, principalmente num momento igual ao que vivemos hoje, na crise mundial gerada pela pandemia do coronavírus. Com o risco da contaminação através de aglomerações e contatos próximos, muitas empresas tiveram que demitir os seus funcionários.
Isso gerou um número bastante elevado de pessoas desempregadas no país e, mesmo com o auxílio emergência oferecido por meio do governo federal, os brasileiros precisaram diminuir e muito o seu padrão de vida, e por isso a importância de gastar o mínimo possível para evitar ficar no vermelho.
Com dívidas sem serem pagas, muita gente acabou ficando negativada, ou seja, com o nome sujo na praça. Isso é algo bastante ruim, pois com uma baixa pontuação do score de crédito fica difícil conseguir aprovação de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e qualquer outra forma de crédito oferecida por instituições financeiras.
Não é isso que queremos para você. Portanto, para poder evitar possíveis constrangimentos e dores de cabeças, precisamos economizar dinheiro e seguir alguns dos passos que aqui serão mostrados na lista logo a seguir. Observe atentamente e verifique se consegue identificar alguma coisa que lhe cabe executar.
Faça planilhas
As planilhas nos ajudam a saber qual a nossa situação financeira em cada momento e, através dela, podemos tomar um norte e decidir quando devemos ou não apertar os freios em relação à geração de gastos.
O ideal seria fazer uma planilha que contenha, pelo menos, o nome dos produtos ou serviços adquiridos, o valor, a data em que foi comprado e o dia que deverá ser pago. Dessa forma evitamos pagamentos atrasados e acúmulos de dívidas que passam despercebidos.
Utilize cartões de crédito
Isso mesmo, apesar de que muitas pessoas apontem os cartões de crédito como vilões, a realidade é que, quando utilizado da forma correta, facilita bastante o gerenciamento das nossas despesas. Isso ocorre porque tudo que compramos por esse meio de pagamento fica automaticamente registrado.
Além disso, grande maioria dos bancos, tantos digitais quanto os mais tradicionais, possuem aplicativos móveis para celulares smartphones em que é possível acompanhar em tempo real (ao vivo) todos os nossos desembolsos, com data, nome e um prazo razoável para a quitação.
Defina as suas prioridades
Mesmo parecendo algo bem óbvio, é muito comum que as pessoas acabem gastando a primeira parte do seu salário do mês com coisas que não são importante, e isso bastante preocupante. Com certa quantia já comprometida para pagar dívidas desnecessárias, acaba sobrando dinheiro insuficiente para adquirir o que é indispensável, como alimentação e outras contas domiciliares.
Portanto, o recomendando é que você pague primeiro somente as coisas que não dá para passar sem. Se sobrar algum extra, aí sim dá para assinar aquele jornal, a Netflix ou até mesmo comprar o ingresso para aquele show do seu artista preferido.
Aprenda a dizer não
Saber negar as coisas para si mesmo(a) no momento certo é um ponto bastante importante para quem deseja economizar dinheiro. Isso não significa nos privarmos de fazer as coisas que gastamos, mas sim de conseguirmos ter um maior controle da situação dos nossos gastos. Comprar por impulso devido a uma atitude não pensada pode trazer consequências desastrosas para o nosso bolso. Portanto, quando for entrar num shopping, por exemplo, tome cuidado para não cair nas tentações e acabar se endividando.
Adquira uma renda extra
Pode ser até mesmo pela internet, dentro da sua própria casa, no conforto do seu lar. Você realiza alguma atividade somente porque gosta e não obtém nenhum retorno financeiro com isso, então por que não juntar o útil ao agradável e ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais gosta? É simples.