O cartão de crédito é uma “mão na roda” para muitas pessoas, te ajuda a adquirir um bem de valor alto e poder parcelar, fazer compras em um momento que não tem dinheiro. Só que possui algumas taxas, e alguns casos são abusivos os valores.
Conheça algumas taxas cobradas:
Anuidade: É uma taxa anual, cobrada logicamente a cada 12 meses, por utilizar o cartão. Ela é normalmente dividida em 12 vezes e aparece na fatura de maneira discriminada e detalhada.
Juros: Cobrado geralmente quando o cliente faz uma compra parcelada que sofre um aumento no valor, ou quando você paga valor mínimo ou em atraso sua fatura.
Pagamento de Contas: Taxa cobrada quando você faz pagamento de suas contas com o cartão de crédito. Está cada vez mais comum o pagamento de boletos utilizando o cartão de crédito, basta escancear o boleto pelo aplicativo ou inserir o número de código de barras manualmente.
Saque: É uma taxa cobrada quando você utiliza o cartão de crédito para sacar dinheiro. Diversões cartões de crédito que estão atreladas à contas, seja elas digitais ou tradicionais, como o Nubank, cobram taxas para fazer saques, geralmente fixas.
Segunda Via do Cartão: Taxa cobrada quando você solicita um novo cartão. Os motivos de solicitar a segunda via do seu cartão de crédito podem ser pedidos, principalmente se a instituição financeira oferece esse serviço gratuitamente.
Avaliação Emergencial de Crédito: é cobrada quando o cliente gasta além do limite disponível do cartão.
Agora vou explicar o que é o CREDITO ROTATIVO
O crédito rotativo é um valor cobrado quando você paga o valor mínimo da fatura ou faz pagamento de menos do valor total da fatura. Eles cobram uma taxa mensal que varia de cada instituição financeira, e também uma multa de 2% de atraso, e mais 1% de juros de mora sobre o valor em atraso.
Deu para perceber que pagar o valor mínimo as vezes não é a melhor opção, mais vantajoso tentar ao máximo conseguir quitar o valor total da fatura e fugir dessas taxas.
Teve uma mudança nas regras de cobrança desses juros, antes as taxas passavam de 17% ao mês, hoje com as novas regras, os valores já são fixos e não devem passar de 9,99%.
Essas regras são aplicáveis a qualquer cartão de crédito, não importando a bandeira, banco ou lojas comerciais.
Confira algumas taxas de juros dos principais Bancos
Fuja das taxas abusivas cobras por algumas empresas. Verifique logo abaixo as taxas de juros cobradas pelas principais instituições financeiras no Brasil e compare:
- Banco do Brasil: de 1,91% a 9,38%
- Itaú: 0,99% a 8,90%
- Santander: de 2,99% a 9,99%
- Caixa Econômica Federal: de 3,3% a 9,9%
E você sabe ó que é Juros de Mora?
É uma punição para quem atrasa o pagamento da fatura, é um tipo de indenização pelo descumprimento da obrigação do pagamento em data certa. Que é cobrado 1% na maioria das vezes em cima do valor total da dívida.
Não pagando suas dívidas em dias pode se cobrar multa por atraso e juros de mora.